CEE irá convidar superintendente da Guarda Municipal e define relatoria

Os membros da CEE definiram Isaac Antunes para desempenhar a função de relator
CEE irá convidar superintendente da Guarda Municipal e define relatoria

Por: Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

A Comissão Especial de Estudos, para analisar as atuais condições e necessidades da Guarda Civil Municipal em relação aos equipamentos, armamentos, munições, viaturas, fardamentos, estrutura de trabalho e plano de carreira, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 21 de maio.

O presidente da CEE, Otoniel Lima (PRB), fez um breve balanço das diligências realizadas em diversas cidades conhecendo o desempenho das Guardas Municipais. Em todas elas, inclusive as de porte menor que Ribeirão Preto, o investimento em equipamentos e efetivo superam os de Ribeirão. Após as diligências, Otoniel acredita ser fundamental a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública.

A falta de equipamentos e o baixo número do efetivo foi lembrado por Issac Antunes (PR). O vereador acredita que com o relatório sendo encaminhado ao prefeito, ele venha a realizar novos concursos e melhorar toda estrutura da GCM.

O vereador Fabiano Guimarães (DEM), apresentou aos membros da CEE o requerimento encaminhado no dia 26 de março à Guarda Municipal com diversos questionamentos sobre a estrutura e funcionamento do órgão. Sem respostas na maioria das indagações. Com essa postura, Fabiano acredita que fica inviável investir em qualquer órgão, autarquia, ou secretaria, se não houver um planejamento administrativo.

Os membros da CEE optaram por convidar para a próxima reunião, dia 22 de maio às 16 horas, a superintendente da GCM, Mônica da Costa Noccioli, para prestar os esclarecimentos necessários à Comissão. Também definiram como relator o vereador Isaac.

Ao final da reunião, representantes de uma empresa de telefonia falaram à Comissão sobre as dificuldades enfrentadas na cidade com constantes furtos de equipamentos, deixando claro a necessidade de aumentar a segurança dentro do município.

Fazem parte da CEE, e justificaram a ausência, os vereadores Alessandro Maraca (MDB) e Lincoln Fernandes (PDT).